Como conseguir um emprego em tempos de coronavírus e quarentena?

31/07/2020

A nova realidade da atual pandemia chegou de surpresa para todo mundo. Algumas empresas tiveram que fechar as portas, já outras reduziram a carga horária de funcionamento. Enquanto isso, a fila do auxílio emergencial dá voltas nos quarteirões. Nessa confusão do Corona vírus, houve quem acabou ficando sem emprego, ou ainda começou a buscar por um trabalho mais seguro. Mas como conseguir uma oportunidade nessas condições? A resposta está em algumas das situações que a própria crise produziu.  Confira a seguir algumas dicas valiosas de como sair do desemprego e  insegurança na maior crise sanitária do século.

1- Especialize-se!

Pode até parecer que a economia parou e que todos os serviços ou congelaram, ou funcionam de forma reduzida. Mas a verdade é que enquanto alguns setores pararam, outros acabaram inflando. Isso porque existem serviços essenciais para a sobrevivência no período de pandemia. Indo além, mesmo os serviços essenciais ainda demandam o funcionamento de terceiros para poder operar.

Um grande exemplo é o setor de mecânica e manutenção de veículos. À primeira vista, parece não fazer sentido, afinal, com menos gente passeando por aí, haverá menos veículos circulando. Acontece que com menos gente saindo de casa, os serviços de entrega à distância dispararam. Segundo pesquisa realizada pela Mobills, o gasto com serviços de delivery subiu 94% nesse período de Corona vírus. 

Não só surgem mais oportunidades para os entregadores, como para a manutenção de motocicletas, já que o seu uso se tornou constante. Também no setor de tecnologia houve um up nas oportunidades. Empresas e instituições começaram a buscar alternativas digitais para fornecer seus serviços. Desde aplicativos de entrega, a salas de aula EAD, a demanda por desenvolvimento de serviços digitais de repente aumentou.

Diante de todas essas oportunidades, a ideia é se tornar um profissional especializado. Use o período da pandemia para investir seu conhecimento. Procure cursos e capacitações profissionais que te façam o profissional que o mercado está buscando em desespero. Mas qual curso escolher? Quais oportunidades estão em alta no momento? A resposta está no tópico a seguir:


2- Digitalize-se

Uma das grandes mudanças no setor de empregos durante o período de pandemia foi sem dúvida os serviços à distância, seja para conversar com um cliente via chat, fazer um pedido, ou mesmo postar atividades online para os alunos. Nessa linha, o mercado rapidamente começou a selecionar profissionais familiarizados com o cenário digital.

Não estamos falando necessariamente de desenvolvedores de software e programadores, mas sim pessoas que estejam acostumadas a trabalhar com o computador e com as ferramentas digitais. É essencial o conhecimento do sistema operacional Windows e do pacote de programas Microsoft Office.

3- Fique de olho

Oportunidades inusitadas surgem a todo momento. Algumas áreas específicas têm surgido no mercado de forma inesperada. Conforme reportagem da revista Veja, o atual cenário pandêmic fez aumentar a procura por profissionais na área de animação, inclusive internacionalmente. Tudo depende da área especializada e da oportunidade percebida.

4- Seja Free-Lancer!

A recente alta no valor do dólar pode parecer um pesadelo para o poder de compra, mas possui um lado oculto. Muitas das plataformas de freelancer atuais realizam o pagamento em dólar, o que é uma grande valia para os brasileiros  que prestam serviço nessas comunidades. Plataformas como a Fiverr pagam o preço mínimo de cinco dólares, o que vale mais do que o dobro em reais no atual período de corona vírus. 

Mesmo que você não trabalhe em uma plataforma freelancer que pague em dólar, o simples fato de poder organizar seu próprio horário de trabalho garante uma base de autonomia e dinheiro extra.

5- Empreenda!

O Empreendedorismo depende somente da criatividade e capacitação do indivíduo. Empreenda, se capacite em uma atividade específica e use sua criatividade para aproveitar o momento. Use a força da maré a seu favor. 

O período atual não é fácil para toda a sociedade (e nem se espera que seja!), mas não significa que não tenhamos boas opções e grandes oportunidades. Tudo depende do caminho escolhido. Se especialize e aproveite e aproveite as oportunidades do outro lado do mercado.

E se você já tomou a sua decisão em se especializar, por que não confere um de nossos cursos? Aulas em todos os segmentos de mercado disponíveis, com professores e ferramentas próprias para te capacitar

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp