Como voltar ao mercado?

08/06/2021

Seja por alguma prioridade, um projeto pessoal, cuidado com a casa ou qualquer outro fator, é comum as pessoas decidirem voltar ao trabalho depois de um certo tempo de hiato. Nessa hora, muitos pode se sentir um pouco perdidos. Afinal, por onde começar? Não se preocupe, o primeiro é o mais importante, esse já foi dado no exato momento em que você deciciu se por na ativa. Confira a seguir como se preparar para o regresso!

Se atualize!

O primeiro passo é se atualizar. Faça uma busca sobre a vaga que você pretende e veja como ela está atualmente. Algumas coisas podem ter mudado desde a última vez que você esteve em campo. Quais são os novos requisitos dos profissionais que trabalham atualmente na área? Que tipo de resultados as empresas estão esperando obter?

Se você trabalha com artes gráficas, veja quais os softwares estão sendo usados, quais as versões e e novas funcionalidades foram atualizadas desde então. Se você trabalha em construção, veja se novas leis de segurança ou procedimentos foram implementados. Surgiu alguma nova tecnologia?

E por falar em tecnologia, esse é um fator fundamental. Procure cursos especializados para o que deseja fazer, masterize o seu conhecimento! Se procura uma vaga em escritório, se certifique de que está confortável com as novas versões do Microsoft Office e Windows.

Caso tenha trabalhado como vendedor ou atendente de Caixa, procure cursos que te atualizem sobre as novas tecnologias de pagamento, os aplicativos de compras e tudo mais. A boa notícia é que na nova sociedade digital essas novidades nos cercam a todo instante. É bem provável que você já conheça ou até trabalhe com uma tecnologia inovadora. Dê o próximo passo e domine-a profissionalmente!

Hora dos contatos!

Sim, esse é um fator muito importante que muitos profissionais subestimam. Muitas vezes tudo o necessário para integrar o mercado é ter alguém para indicar a oportunidade perfeita. Para isso, precisamos de contatos, pessoas do nosso círculo profissional, que estejam por dentro das novidades e que saibam o quão bom você é.

Chamamos isso de "Networking". Para ter uma boa Networking, participe de seminários, use sites de redes sociais voltados à área profissional. Converse com colegas os cursos de especialização que você estiver fazendo, socialize!

Seja empreendedor!

Por que não? Empreender não significa que você irá mudar completamente de área. Significa que usará seus conhecimentos e experiência para criar seu próprio negócio. Você pode trabalhar na área em que já está acostumado, ou começar algo novo. Arrisque-se mais, experimente!

O restante é com você! Confiança, você não estaria lendo este artigo se não fosse capaz! Lembre-se que a chave do crescimento é sempre a adaptação. Tenha mente aberta para compreender o ambiente ao seu redor e crescer junto com ele! Boa sorte!

Caso esteja procurando por cursos para se especializar, porque não dá uma olhada nas nossas oportunidades? O próximo passo é com você.

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp