Como é feita a pós produção de um filme?

17/11/2021

A sétima arte, o cinema. Ao nos sentarmos para dedicar parte da nossa vida àqueles minutos de ficção na tela, não desconfiamos do desafio que é trazer essa história à vida. Depois de toda a gravação, brigas, regravação e rotina habitual, ainda há uma das etapas mais importantes a cumprir: a pós produção. Com cada vez mais importância no digitalizado cinema atual, é nela que editamos, consertamos e polimos o filme para que ele fique pronto na tela. Mas afinal, como é feita a etapa de pós produção do cinema?


Montagem

Não existe uma ordem específica, mas antes de polir o material, geralmente é preciso montá-lo. Pra isso, softwares como o Adobe Premier são geralmente os mais usados no mercado. Antes da digitalização, era preciso rever todos os rolos de filmagem, separar e juntar tudo artesanalmente em uma única peça. Imagina o trabalho!

É geralmente nesse etapa que as cenas são juntas para formar um todo. Partes filmadas separadamente são conectadas para causar o efeito desejado. É comum que entre uma cena e outra acabe surgindo algum defeito não planejado. Um personagem que não estava na cena, um objeto fora do lugar, são os chamados erros de continuidade.


Ajustes

À medida que se vai juntando as partes do filme, o diretor pode alterar as cenas que julgar não estarem boas. Atuações que não deram certo, cenas desnecessárias, gafes de filmagem. Às vezes apenas o áudio da cena é regravado, como aconteceu com Hugh Jackman, que precisou voltar ao set de "Logan" para gravar a voz em cima do áudio original, que não havia ficado bom.

Polimento

Essa é a etapa mais divertida (e trabalhosa) para tornar a fantasia realidade. É na etapa de polimento da pós produção que os efeitos especiais são adicionados, polidos e encaixados no filme. Cenas em que dois personagens não poderiam aparecer ao mesmo tempo são magicamente montadas. Magníficos cenários de fantasia surgem ao fundo, Personagens espetaculares ganham vida.


Atualmente, o mercado tecnológico torna essa transição ainda mais mágica. A captura de movimentos, renderização de texturas e design de áudio trazem à vida criaturas e situações espetaculares de forma realista. Nessa fase do trabalho, é comum o uso de softwares como o Adobe After Effects, que permite editar cada camada individualmente, formado a cena final. Chamamos a essa última fase "composição".

O mercado de edição dáudio visual é uma grande oportunidade, sobretudo para quem gosta de trabalhar com algo interessante e que sempre inspira criatividade. Cursos como o Adobe Premier e After Effects são necessários para o mínimo do profissional da área. Achou interessante? Você pode ter acesso a esses e cursos e mais ainda com desconto clicando aqui.

 

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp