EAD vs Presencial: Qual o seu perfil?

04/09/2020

Das escolas e universidades públicas do Estado, às instituições de ensino profissionalizantes: todo mundo está investindo no tal EAD. Se antes o ensino à distância era uma novidade tímida, agora é quase uma normal tê-lo como alternativa ao presencial. Não é para menos. Diante das restrições de locomoção e isolamento social, manter várias pessoas aglomeradas em uma sala apertada não soa como boa ideia. As plataforma de ensino à distância vem em resgate justamente possibilitando o acesso ao ensino sem colocar em risco a saúde individual e pública. Mas como as pessoas estão lidando com a mudança? Quais as perspectivas do ensino EAD para o futuro?

Ensino À Distância

Caso tenha caído de paraquedas nesse artigo e queira saber do que se trata o EAD, é exatamente o que o título sugere: ensino à distância. Não é exatamente uma modalidade nova, mas sem dúvida foi impulsionada pelas facilidades tecnológicas de comunicação modernas. Antigamente as pessoas faziam ensino à distância por assinatura de revistas, programas de televisão (o saudoso Telecurso 2000), e até mesmo programas de rádio. Todas essas alternativas, porém, possuíam várias limitações na interação dos estudantes com os professores/disciplinas.

Tudo isso começou mudar com o surgimento das facilidades de TI (Tecnologias da Informação). Um professor, em sua própria casa, pode facilmente realizar uma aula ao vivo online, respondendo às perguntas dos alunos pelo chat e lançando atividades interativas nos fóruns. É um momento único na humanidade, e tal qual as redes sociais, apenas mais uma das grandes mudanças trazidas pela globalização moderna.

EAD antes e pós pandemia
O sistema de ensino à distância já era um assunto em alta antes da pandemia causada pelo novo Corona Vírus em 2020. A modalidade começou a se popularizar principalmente no ensino superior. Pessoas sem tempo ou condições de ir a uma instalação física começaram a procurar alterativas de ensino à distância. Em 2019, tivemos 52% dos inscritos em curso superior na modalidade EAD. Nada menos que 1,4 milhões de alunos!

A realidade do Covid19 acelerou o processo. O EAD se tornou a forma mais eficaz de aplicar o ensino sem colocar em risco a vida das pessoas. As instituições já adeptas à modalidade não presencial precisaram deixar os servidores mais robustos para aguentar a quantidade de acessos. Enquanto isso, as instituições que ainda não faziam uso do EAD rapidamente acharam uma forma de se adequar.

EAD vs PRESENCIAL

Existem vários artigos comparando os dois tipos de ensino. A verdade, no entanto, é que não há definitivamente um tipo como superior ao outro. As duas modalidades possuem suas vantagens e desvantagens, e funcionam melhor dependendo das necessidades e situações do aluno. Devido à situaçõa atual do munfo, a vez é da educação à distância. Mas ainda há espaço para turmas presenciais, desde que as normas de segurança sejam seguidas. Qual das duas modalidades se encaixa melhor no seu perfil?

Prefiro EAD

Se você é o tipo atarefado, e não tem muito tempo para se deslocar até o local físico da sua instituição de ensino, o EAD é para você. O mesmo vale para encurtar distâncias e gastos de locomoção. Para ser um bom estudante EAD, é preciso ter afinidade com o mundo tecnológico. A grande vantagem está justamente na versatilidade para se acessar as ferramentas de ensino, de acordo com as necessidades do aluno. E nos tempos atuais, ainda traz um grau de segurança a mais para evitar a disseminação do Corona Vírus

Prefiro Presencial

Se você é do tipo meticuloso e altamente disciplinado, talvez você seja do grupo presencial. A vantagem é ter uma comunicação rápida com o professor sem depender de equipamentos tecnológicos, além do conhecimento e em alguns casos, até mesmo paciência para lidar com eles. É preciso, no entanto, se acostumar às limitações de horário, arcar com gastos de deslocamento e o tempo perdido no percurso até a sua casa. Além disso, é necessário cuidado extra com as normas de segurança para evitar propagação do Covid19.

Ambas as modalidades possuem seus méritos (e deméritos), mas nunca substituem a programação do aluno e a sua meta em aprender. Na dúvida, procure alterativas flexíveis, que não sejam 100% à distância, e que também não te prendam a um polo físico por horas semanais a fio.

Desde o surto de Coronavírus, a DataMinas tem investido em vários caminhos. Possuímos alterativas de ensino presencial, EAD e também um misto dos dois (por que não?) Você pode saber mais clicando aqui. Bons estudos!

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp