Como aproveitar uma vaga de fim de ano?

31/12/1969

Durante o período de fim de ano, é comum que o comércio se aqueça de forma anormal. É uma época bem movimentada. As pessoas saem para comprar presentes, programam festas, tiram férias, alugam locais, saem pra clubes, viajam, enfim, gastam. O propósito do décimo terceiro é justamente aproveitar essa energia para movimentar a economia. A alta demanda acaba exigindo um número maior de funcionários nos estabelecimentos. E é exatamente aí que surgem as famosas vagas de fim de ano. Uma boa oportunidade, tanto para quem precisa de dinheiro extra, quanto para aqueles que tencionam entrar no mercado, pois não é incomum que vagas temporárias acabem se tornando fixas após a época. Mas como aproveitar a oportunidade e melhorar suas chances de garantir uma vaga?

Se programe com Antecedência

Pense na vaga que você almeja e comece a se programar antes da hora. As oportunidades de emprego costumam surgir em meados do fim de Novembro a Dezembro. Procure se preparar e começar as pesquisas já antes desse período. Você aproveitará mais oportunidades ao se apresentar antes que os outros percebam que o mercado começou a se movimentar. E claro, enfrentará menos concorrência


Tenha foco

Outra dica importante é ter em mente que tipo de nicho de mercado deseja alcançar. Se por um lado às vezes não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade, por outro é importante saber o tipo de trabalho procurar para ter ideia de onde ir. Ter um objetivo claro irá ajudar a perceber oportunidades que surgirão no meio do caos de fim de ano.


Pesquise!

Se você tem dúvida sobre qual área escolher, faça uma pesquisa sobre o mercado. Descubra as vagas as quais tem mais afinidade, as que pagam melhor, ou ainda as que estarão em alta. pesquise quais empresas costumam contratar, qual o seu processo seletivo e quais contatos você pode fazer para melhorar as suas chances. Quanto mais informações você tiver, melhores serão suas chances de entender a dinâmica dos processos seletivos e chegar à vaga.


Se especialize

Essa é provavelmente a dica mais importante. É normal que as oportunidades de fim de ano sejam bastante concorridas. Entretanto, também surgem vagas específicas para certos cargos. Algumas dessas oportunidades requerem especialização em determinadas áreas, principalmente aquelas voltadas para a área de tecnologia. O profissional que possui essa qualificação não só se destaca entre os demais, como acaba preenchendo um nicho do mercado menos concorrido.

Depois de decidir a vaga a concorrer, procure um curso voltado para a área. Vagas em escritório costumam exigir algum curso de informática básica, Microsoft Office ou Windows. Se você busca uma área ainda mais técnica, como programação, gestão de sistemas ou manutenção de hardware e software, encontrará ainda menos pessoas para concorrer e mais espaço para se destacar.

Uma boa forma de se especializar é investir em cursos profissionalizantes. Eles são mais curtos e voltados exatamente para a área que deseja ingressar. a DataMinas estará disponibilizando descontos especiais para os vagas em alta no fim de ano. O que está esperando? Converse conosco e agende uma visita!

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp