Pandemia faz aumentar procura por cursos na área de Tecnologia da Informação

12/08/2020

O ano de 2020 segue com grandes mudanças na cabeça, nos costumes e emprego de todo mundo. O mercado de trabalho de repente virou de ponta cabeça. Entre restrições, práticas de segurança e até mesmo falência de empresas, muita coisa mudou. Ao meso tempo, muitas portas surgiram, como você também pode conferir no nosso post de como aproveitar as oportunidades da pandemia. Um dos setores de mercado bastante afetado foi sem dúvida o seguimento de TI. Educação à distância, portais interativos, jogos, todas essas áres viram de perto os efeitos da maior crise sanitária dos últimos 100 anos em uma cultura e sociedade digital. Mas o que é o falado setor de TI e porque ele está tão importante atualmente?

 

Tecnologia da Informação


Este é o significado da sigla TI. As tecnologias da informação estão relacionadas com todos os dispostivos, serviços e até mesmos costumes do mundo globalizado tecnológico. As mensagens que são enviadas por aplicativos, as redes sociais, jogos, ferramentas de produção, entretenimento, tudo é produzido com o árduo esforço dos profissionais de TI. Durante a pandemia causada pelo Corona Vírus em 2020 , esse tipo de serviço passou a ser altamente requisitado. Mas qual seria o motivo?

TI e Educação


De repente todas as escolas começaram a investir em aulas à distância. Os profissionais da áre da educação tiveram que se adaptar rapidamente a um mundo muito mais tecnológico, onde a falta de contato físico contribui para salvar vidas. Novas ferramentas tiveram que ser desenvolvidas. Aplicações tiveram de ser adaptadas não somente para computadores, como também par os dispositivos móveis, companheiros inseparáveis na pandemia.

Em pouco tempo, o setor de educação se tornou tão tecnológico quanto nunca. A tendência é se tornar mais ainda, visto que muita coisa ainda precisa ser aperfeiçoada.

 

Entretenimento digital


Uma das primeiras notícias que vieram à tona durante os primeiros meses de isolamento foi a sobrecarga dos servidores de diversos serviços online. Jogos, streamers de vídeo e música, download de material, filmes, e mais. Sem poder sair de casa, as pessoas começaram a se ocupar com as tecnologias de informação disponíveis. As empresas tiveram que contratar novos funcionários não só para melhorar os serviços, como também para criar novas soluções para a situação.

 

Cultura da Informação


Uma vez que a humanidade "migrou para a matrix", é natural que boa parte das discussões, notícias e demais ocupações  sociais também tenham ido parar na internet. Nos portais de notícias as pessoas acompanham o que ocorre no mundo sob diferentes perspectivas, enquanto que as redes sociais e fóruns abrigam todo tipo de discussão (infelizmente não saudável, na maior parte das vezes). Os chamados "digital influencers" são agora protagonistas da sociedade tecnoógica, ocupando o nicho da cada vez mais datada televisão.

A influência cultural das tecnologias de informação tem sido tão grande que o governo tem investigado e promovido campanhas para combater redes de desinformação transmitidas em massa (as chamadas fake news). Esse é um problema sério que tem causado danos graves em uma sociedade emergente nesse novo cenário. Em 2018, houve um grande escândalo envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge analytica. Ambos foram protagonitas na adulteração do processo democrático das eleições dos EUA em 2016, usando redes de manipulação e fake news.

2020 é palco inclusive da "cultura do cancelamento". Um novo e polêmico paradigma social onde grandes massas promovem julgamentos e boicotes à vida privada de celebridades e pesssoas de vida pública.

Nos filmes e seriados de ficção a humanidade já imaginava um mundo onde as pessoas interagissem muito mais por ferramentas virutais (vide Jogador n º1 de Steven Spielberg). Mas agora essa realidade começa a se manifestar de verdade na vida cotidiana. Buscando se adaptar no novo cenário tecno cultural de 2020, as pessoas tem procurado se atualizar de várias formas. Segundo o portal G1, Para aproveitar oportunidades de trabalho, as pessoas tem investido em cursos profissionalizantes na área de TI. Em muitos casos, as próprias empresas tem investido em cursos e capacitações para os funcionários. 

O biólogo e pesquisador Átila Lamarino já alertava antes do início da pandemia que o Brasil entraria nessa fase de um jeito, e sairia completamente diferente no final. O futuro após o túnel pelo menos será muito mais tecnológio.

 

A DataMinas está ciente da nova realidade social. Estamos inclusive com uma redução nos preços dos cursos de Tecnologia da Infomação, que você pode conferir aqui. Até a próxima!

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp