Freelancers: os profissionais que invadiram o mercado em 2020

19/08/2020

Notebook, escritório em casa, vídeo conferência, envio por anexo. O primeiro semestre de 2020 ficou marcado pelo chamado home office. A crise causada pela pandemia do Coronavírus impediu que as pessoas se aglomerassem em um local fechado para trabalhar. Por causa disso, as empresas começaram a investir em soluções criativas que mantivessem as engrenagens funcionando. A solução foi fazer com que as pessoas trabalhassem de casa. De repente, surge a necessidade de contratar um novo perfil de trabalhador. Estamos falando do Freelancer, um profissional de "espírito" livre, que anda pelo mercado como um verdadeiro avnentureiro errante. Mas afinal, quem são os freelancers?

 

O famoso "Freela"

Como o próprio nome sugere (adaptado do inglês: lance livre),  freelancer é um profissional "livre" sem contrato de longa duração com as empresas. Essa aparente falta de estabilidade é compensada pela liberdade de ação. O Freelancer gerencia seu próprio horário e local de trabalho (geralmente trabalha em casa), decide como e quando trabalhar. Muitas vezes está em mais de um projeto ao mesmo tempo, atendendo aos mais diferentes clientes (por vezes até concorrentes).

A única (e maior) garantia desse profissional é o resultado final na data combinada. É assim que os Freelancers constroem seu nome no mercado. Serviços com má qualidade e atrasos diminuem o seu brilho, além de diminuir o preço dos seus serviços. Por outro lado, resultados com uma qualidade exemplar e em tempo hábil destacam os melhores no mercado, fazendo-os disputados entre as empresas, e com o poder de cobrar bem pelo seu serviço.

O freelancer moderno também precisa ser hábil em tecnologia. Isso porque toda a entrega, comunicação, processo de desenvolvimento e resultado é feito à distância, usando ferramentas de tecnologia da informação. Principalmente online.

 

Eles já estavam no mercado

Muito antes do seu destaque atual, os Freelancers já eram conhecidos no mercado. Em 2015, a animação japonesa "One Punch Man" se destacou na mídia, se tornando um grande hit até hoje. O motivo: a excelente qualidade de animação no trabalho do diretor Shingo Natsume. Natsume trabalha na Madhouse, estúdio de animação famoso por entregar resultados acima do padrão do mercado. Para se ter uma ideia, One Punch man seguiu como um dos trabalhos mais bem animados até mesmo para o padrão MadHouse.

Mas qual é o segredo do diretor? Seus contatos. Natsume conhece alguns dos melhores animadores do mercado, que trabalham em diferentes estúdios. Durante a produção da animação, o diretor contratou vários desses artistas talentosos como freelancers para concluir o trabalho. O resultado foi uma explosão de popularidade da marca, que seguia praticamente desconhecida do grande público até então.

 

Freelancers e Pandemia

Não é de se estranhar a importância que os Freelancers ganharam durante o ano de 2020. Eles reúnem todas as caraterísticas desejadas para um profissional durante a pandemia causada pelo Covid19. Trabalham em casa, hábeis com tecnologia e comunicação, se empenham com resultado e prazo e não estão presos por longos contratos de trabalho. Se tornaram também uma ótima alternativa para aqueles que tiveram o seu emprego afetado pela pandemia (se é o seu caso, confira mais dicas aqui).

Várias plataformas online para Freelancers, como a Fiverr, perceberam a alta no período. A Work4all anunciou que a forte mudança no mercado freelancer de 2020 pode até mesmo ser histórica. Nem tudo, no entanto, são flores. Mesmo os freelancers sentiram o impacto da recessão na economia. Com menos recursos e possibilidade de correr riscos, muitas empresas deixaram de contratar novos serviços e profissionais, inclusive freelancers.

Para os brasileiros, no entanto, há uma vantagem para quem presta serviços internacionais: a alta do dólar. Se a desvalorização da moeda nacional causa danos ao mercado brasileiro, ao ser pago com moeda estrangeira, o brasileiro garante um valor substancial valor de mercado durante a conversão.

O que preciso para ser um freelancer?

O primeiro e mais importante ponto é o fator tecnológico. Um profissional freelancer precisa estar familiarizado com as ferramentas de tecnologia da informação. Comunicação à distância, por aplicativos, plataformas, transações online, tudo isso. É imprescindível estar habituado à informática. Também é necessário se especializar em um determinado serviço, principalmente os que podem ser entregues à distância.

Oportunidades não faltam. Design gráfico, animação, edição de vídeo, redação de texto, posts, mídias sociais, marketing digital, gravação de voz, programação, a lista é infinita. Uma breve olhada nos sites para contratação de freelancers permite se perder no meio a tantas áreas diferentes. Não obstante, é preciso garantir o resultado do conteúdo, se tornando um profissional de destaque. 

Procure cursos voltados à área que você quer trabalhar. Crie alguns trabalhos para expor o seu serviço ou mesmo um portfólio. Em seguida, utilize um meio de divulgação (geralmente internet, redes sociais, blogs) para divulgar. Hoje em dia existem excelentes plataformas para freelancers, como a Fiverr e a Workana, que ajudam a mostrar os profissionais e até facilitar a negociação e pagamento.

Se seu interesse é realmente se tornar um Freelancer para obter a liberdade e segurança de trabalhar em casa do seu jeito, é preciso se especializar. Principalmente em comunicação e tecnologia. É preciso estar hábil e familiarizado com o mundo tecnológico online, além de ser o profissional que todos querem contratar. Na DataMinas disponibilizamos cursos voltados especialmente para a formação tecnológica base do profissional.

Até a próxima!

COMPARTILHE

No Centro de Formação Profissional Dataminas você vai além do conhecimento técnico e específico, trabalhando o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional.

COPYRIGHT 2019 © DATAMINAS. DIREITOS RESERVADOS.

Atendimento Online pelo WhatsApp